“Alerta sobre o cuidado, prevenção e combate ao câncer de próstata"

 

Nesta terça-feira (8), os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDOP) participaram de uma palestra sobre a conscientização da saúde do homem. O evento faz parte da programação em alusão ao Novembro Azul, mês voltado para a prevenção ao câncer de próstata e foi ministrado pelo odontólogo, Andrei Porpino, que compõe a equipe da Coordenação Estadual de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde Pública do Estado (SESPA). Ele destacou o cuidado quanto a prevenção da doença. 

“A nossa coordenação desenvolveu o calendário de saúde do homem, justamente para trabalhar a saúde masculina em vários aspectos de janeiro até dezembro. Por exemplo, no mês de janeiro  temos o janeiro branco que vem toda aquela questão de saúde mental, já trabalha também inclusive com a coordenação de saúde mental que é muito importante também esse trabalho intersetorial. Um grande desafio nosso é a questão da informação, levar para os usuários de várias faixas etárias informações  pertinentes à saúde masculina e a importância de fazer o autocuidado, o exame de rotina, procurar os serviços de saúde sempre que necessário, assim como as mulheres fazem”, disse Andrei Porpino. 

O titular da SEDOP, Ruy Cabral, participou da programação e destacou junto aos servidores, a importância de tratar o tema não apenas neste mês, mas o ano inteiro.  

“Gostaria de agradecer imensamente por esse momento que nos oportunizou tirar dúvidas, mas eu acho que não pode ficar só aqui, temos que sair daqui também  e nos preocupar não apenas com a manutenção da saúde, através de remédio, mas desenvolver uma boa atividade esportiva, cuidados com a alimentação e isso são fatores de extrema importância ao longo do ano inteiro. Então se cuidem e tenham preocupação de olhar para os colegas em uma longevidade maior. Finalizar e dizer da nossa participação neste novembro em proporcionar mais conhecimento e um momento de conscientização aos nossos servidores”, disse o secretário de obras, Ruy Cabral.  

Durante a palestra foi ressaltado a precaução e a importância de conhecer a doença e realizar o diagnóstico precoce sobre ela. O câncer de próstata é o tipo mais comum que ocorre em homens em todo o Brasil. Além disso, o especialista destacou outros temas relevantes, como a prática de atividades físicas, saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Para o servidor Rui Sales, do setor da Diretoria de Fiscalização e Acompanhamento de Obras, o evento foi fundamental para esclarecer outros fatores relacionados à doença. 

“A realização deste evento é extremamente significativa, pois sou uma pessoa que quase procurou tarde o tratamento, pois  deu uma hiperplasia benigna que poderia ser maligna, então eu digo a todos: cuidado! O susto que eu tive de fazer uma biópsia para comprovar se era benigno ou maligno, apenas isso poderia ter tido um infarto fulminante por conta do susto, então, por favor, se cuidem. Essa palestra, para mim, também foi só para mostrar que eu estava certo, apesar de demorar para me cuidar, mostrou outros problemas que eu não tinha conhecimento e foi de fundamental importância os esclarecimentos de tudo. Parabéns, então está de parabéns a SEDOP”, disse o servidor.

 

 

Mais fotos: https://www.sedop.pa.gov.br/fotos/palestra-novembro-azul

 

 

 

Veja Também