Por Lilian Guedes (SEDOP) | Fotos: Paula Lourinho (SEDOP) 

 

"Responsável pela execução de obras essenciais para a população, a Sedop tem mais de 300 convênios vigentes"

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), por meio da Coordenadoria de Prestação de Contas (COPC), realizou na sexta-feira (06) uma reunião de alinhamento com servidores da Coordenadoria, para debater melhorias na produtividade na prestação de contas, tendo em vista a grande quantidade de convênios celebrados pelo órgão. 

Com o tema “Motivacional, hábitos que atrapalham a produtividade no ambiente de trabalho”, foram levantadas soluções e avaliados métodos que visam dar celeridade e eficácia ao processo, bem como melhorias no ambiente de trabalho, que possam contribuir para a produtividade da equipe, fluidez dos processos e organização de tarefas para o exercício de 2023. Atualmente, a Sedop tem uma demanda de 375 convênios vigentes. Cássia Reis, coordenadora do setor, ressalta a importância não só do planejamento, mas do bem-estar dos funcionários.

“Nós trabalhamos no setor da prestação de contas, produto final da execução de uma obra. Portanto, é uma parte muito importante, já que nós estamos no início do ano e pensamos justamente em fazer um planejamento para melhorar a produtividade, a prestação de contas e a transparência. Nesse sentido, nós entendemos que era necessária também a formação do pessoal, no sentido tanto de motivá-los, quanto definir metas a serem cumpridas durante este ano. Para isso, nós estabelecemos, nesta reunião, que faremos uma vez por mês levantamento, avaliação, conclusão e até reformulação desse planejamento, para que realmente encontremos o melhor caminho para efetuar, melhorar e encontrar a eficácia e a eficiência do nosso trabalho no dia a dia”, disse a coordenadora.

Os membros do setor apresentaram propostas que possam contribuir para o andamento das atividades, como reuniões mensais para reavaliar a produtividade e novas propostas de trabalho.

Mudança de hábitos - Ao final, os servidores assistiram a um vídeo motivacional do historiador e professor, Leandro Karnal, que abordou questões de procrastinação, mudança de hábitos e a estipulação de metas para cumprir e organizar a vida pessoal e profissional com bons hábitos. 

Segundo o servidor Fillipe Marques, “é sempre importante que, no início de cada ano, a gente possa alinhar as metas, compreender todo o processo que se tem dentro da prestação de contas, e entender as metas para você compreender os resultados, aonde quer chegar e a importância da prestação de contas no desenvolvimento da entrega de um convênio de alguma obra. Portanto, é preciso ter sempre essa atenção. Esse encontro serve justamente para alinhar e definir metas, para que a gente possa concluir com louvor o nosso trabalho, que acaba sendo também a parte final da formalização do convênio”.

Veja Também