Por Giovanna Abreu (SECOM) | Fotos: Pedro Guerreiro (SECOM)

 

"A obra executada pelo Governo do Estado vai continuar na área de influência do canal Lago Verde"

 

Há 30 anos habitando o entorno do canal do Tucunduba, em Belém, Maria José Ramos, presidente da Associação de Moradores da Vileta, conta que vive um sonho desde a última quinta-feira (12), com a entrega do 4º trecho da obra histórica de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, projeto resgatado pela atual gestão estadual que já levou à população novas vias, saneamento e cidadania. 

“Eram anos e anos aguardando por esse momento. Vivíamos em risco, com alagamentos, buracos, sem dignidade. Ver a mudança acontecer para o bem-estar da comunidade, de crianças até os idosos, é maravilhoso. A gente agradece muito a Deus, ao Governo e a todos os responsáveis por essa obra. Quem tem trabalho, tem ação”, destaca Maria José Ramos.

Com investimento superior a R$ 55 milhões, o 4º trecho corresponde aos canais da União e Timbó. O projeto contemplou a reconstrução do canal em placas de concreto armado; drenagem pluvial; execução do sistema viário, com terraplanagem, calçada e ciclofaixa, e toda a urbanização do espaço. O 4º trecho tem cinco passarelas metálicas, sendo duas na União, duas na Timbó e uma na Travessa Vileta, além de pontes de concreto.

Saneamento – Além da correção na estrutura do canal, foi construída a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário com duas estações elevatórias, além dos serviços de sistema viário. As obras, executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), beneficiam cerca de 250 mil moradores dos bairros do Marco, Guamá, Canudos e Terra Firme.

O comerciante Sérgio Nunes, morador da área há 32 anos, relata o sofrimento vivido com os transtornos provocados pela falta de pavimentação e constantes alagamentos, ocasionados pelas fortes chuvas do inverno amazônico.

“Sofríamos com verdadeiras enchentes. A água passava da altura do joelho. A gente sempre tinha que estar atento. Muitos moradores perderam eletrodomésticos. Com a entrega do 4º trecho, tudo ficou bem melhor. O movimento já aumentou no meu mercadinho. Agora chove e não alaga mais. Essa obra era esperada demais. Viver isso é um milagre de Deus. A tendência é cada vez melhorar mais as minhas vendas com o acesso novo. Coração está muito feliz, mesmo”, ressalta Sérgio Nunes.

Lago Verde – O governador Helder Barbalho, o titular da Sedop, Ruy Cabral, e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assinaram durante a celebração pelo aniversário de fundação de Belém, na última quinta-feira (12), a ordem de serviço para execução da Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba na área do canal Lago Verde, que vai do canal até a Avenida Perimetral.

Atualmente, há 495 imóveis em uma área de 64.811 metros quadrados, que deverão ser remanejados para permitir a execução da obra. O projeto também contemplará a urbanização e a execução de um complexo esportivo, proporcionando espaço de lazer para práticas esportivas pela comunidade.

Veja Também