Por Giovanna Abreu (SECOM) | Fotos: Agência Pará

 

"Áreas de saúde, segurança e regularização fundiária na região receberam grande volume de recursos"

 

O município de Marabá, considerado o principal centro socioeconômico do sudeste paraense, recebe, desde o início da gestão, em 2019, um olhar especial do Governo do Estado, com o intuito de fortalecer investimentos, sobretudo, nas áreas da saúde, segurança e regularização fundiária na região. Marabá é o quarto município mais populoso do Pará, com mais de 283 mil habitantes, segundo o IBGE (2020). 

“Concluímos os primeiros 4 anos de trabalho com a sensação de dever cumprido. Avançamos bastante na área da saúde: o Hospital Regional conta hoje com hemodinâmica, com hemodiálise, com a ala de oncologia em construção, sendo uma unidade de referência de alta e de média complexidade. Na infraestrutura, foram 33 km de asfalto na cidade, por meio do programa ‘Asfalto por Todo o Pará’, além da participação efetiva do Governo na construção da ponte sobre o Rio Itacaiúnas, que está prestes a começar. O Estado já disponibilizou 25 milhões de reais para a prefeitura com o compromisso de investir na obra. Seguimos trabalhando para garantir mais qualidade de vida ao povo paraense”, destaca o secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.  

Saúde – A construção da Policlínica de Marabá, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbana e Obras Públicas (SEDOP), segue avançando. As obras estão em fase de execução de estrutura de concreto e montagem de armações e formas. O projeto prevê a edificação em uma área de 2.380m², com dois pavimentos, 50 salas de atendimento, com radiografia, tomografia, entre outros. Atualmente estão contratados 20 operários do próprio município e a tendência é aumentar o efetivo de mão-de-obra, gerando oportunidades de emprego e renda.

O autônomo Jones Leandro, 30 anos, morador do município, está ansioso para a entrega, prevista para 2023, com a oferta de serviços de saúde, como por exemplo, o atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “A construção de uma Policlínica é muito importante, porque vai atender a gente, da classe mais baixa, sem muita condição. Vai melhorar muito a nossa saúde”, diz. 

Em 2022, foi entregue o setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP). Ao todo, foram investidos na construção do setor mais de R$ 7 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A obra trará benefícios para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região. Em 2021, o Governo do Estado já havia entregue uma Agência Transfusional, por meio da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). 

 

Segurança – Em 2022, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Marabá recebeu uma nova base operacional do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), para garantir agilidade nas ações de segurança no sul e sudeste do Estado. Ano passado também foi entregue o novo prédio da Unidade Integrada de Segurança Pública na cidade. O espaço proporciona melhores condições de trabalho aos agentes de segurança pública e reúne serviços de qualidade com infraestrutura adequada, alcançando mais de 70 mil habitantes da área. 

A Segup lançou, em abril de 2022, o programa “Pró-Mulher Pará” em Marabá, que é o primeiro município do interior do Pará a receber a iniciativa, que tem o objetivo de proteger, reprimir e prestar orientação e auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica, atuando de forma preventiva e repressiva em situações emergenciais.

Títulos de terra – Em junho do ano passado, o Governo do Estado garantiu um avanço inédito para a cidade de Marabá, com a entrega de mais de 240 títulos urbanos e na zona rural, sendo 40 títulos de terra, emitidos pelo instituto de Terras do Pará (Iterpa), e 201 títulos de propriedade definitiva com registro em cartório emitidos pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). 

Veja Também