Por Lilian Guedes (SEDOP) | Fotos: Paula Lourinho (SEDOP)

 

"O pacote de infraestrutura integra o Programa Asfalto Por Todo o Pará que tem assegurado maior qualidade de vida para a população"

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedop) executa serviços de drenagem e pavimentação asfáltica em bairros e municípios Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedop) executa serviços de drenagem e pavimentação asfáltica em bairros e municípiosFoto: Paula Lourinho / ASCOM SEDOP

Para garantir o desenvolvimento em infraestrutura urbana, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), segue executando serviços de drenagem e pavimentação asfáltica em vários bairros e municípios nas 12 Regiões de Integração do estado, a exemplo do município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Dentre os locais contemplados está a estrada do Icuí-Guajará que está recebendo cerca de 2,9 quilômetros de asfalto para a melhoria da trafegabilidade, resgatando a dignidade dos moradores do entorno. Seu Fernando Matos é morador da área e tem um comércio bem na frente de onde será feito os serviços de drenagem e pavimentação. Ele conta como as obras vão melhorar o cotidiano da população. 

“Eu moro há dez anos aqui e era horrível, difícil até de sair de casa. Quando chovia dava mais de 50 cm de água, mas agora melhorou muito e está tudo de bom, to achando sensacional os serviços que estão fazendo aqui, para mim está ótimo. Vai ser maravilhoso um asfalto bom com certeza vai ter uma avenida muito boa aqui e os meus negócios aqui vão melhorar muito, uma boa melhoria”, disse o morador Fernando Matos.

Estrada do Icuí-Guajará recebe cerca de 2,9 quilômetros de asfalto para a melhoria da trafegabilidade e garante mobilidade Estrada do Icuí-Guajará recebe cerca de 2,9 quilômetros de asfalto para a melhoria da trafegabilidade e garante mobilidadeFoto: Paula Lourinho / ASCOM SEDOP

O secretário de obras do Estado, Ruy Cabral, ressalta o investimento do Governo do Estado e da parceria com os municípios para o desenvolvimento da infraestrutura urbana em todo o Pará. 

“O programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’, desenvolvido pelo Governo do Estado e executado pela Sedop, tem avançando e resgatado a qualidade de vida da população paraense. O município de Ananindeua, na Região Metropolitana, já foi contemplado anteriormente com as obras de drenagem e pavimentação, a exemplo deste importante bairro, o Icuí-Guajará, onde, logo mais, os moradores terão seus imóveis valorizados e sua dignidade ao pisar em uma infraestrutura urbana de qualidade. Continuaremos viabilizando recursos para que, cada vez mais, outras vias urbanas recebam este importante investimento do Estado”, disse o titular da Sedop, Ruy Cabral. 

Moradora Helena da Costa elogia ação do Governo do ParáMoradora Helena da Costa elogia ação do Governo do ParáFoto: Paula Lourinho / ASCOM SEDOP

Com um investimento de cerca de R$9 milhões de reais do Tesouro Estadual, os serviços iniciaram há 5 meses e estão sendo executados a terraplanagem, rede de drenagem profunda, com confecção de poços de visita e bocas de lobo. Posteriormente a drenagem, calçada e meio-fio e sinalização horizontal. Infraestrutura muito aguardada por dona Helena da Costa.

“Essa rua antes a gente não podia passar aqui que era um lamaçal, para falar a verdade, a gente não conseguia passar que a lama era demais e tudo era fechado de mato, atolava muito. A melhoria que está entrando agora, em nome de Jesus, eu creio que vai dar tudo certo e está começando a dar certo. Eu creio no trabalho do povo, do Governo, eu creio que vai dar tudo certo, já deu tudo certo”, frisou a moradora. 

Pavimentação - Também está em andamento, a recuperação da pavimentação asfáltica da Rua SN 21 trecho entre Arterial 5 e tv we 72 e a Estrada do Cajuí outras duas importantes vias do município que logo serão entregues recuperadas à população.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja Também