Por Lilian Guedes (SEDOP)

"As reuniões servem como preparatório para a 7ª Conferência Estadual das Cidades que será realizado em abril de 2023"

 

Entre os dias 25 a 28 de abril de 2023, será realizada em Belém a 7ª Conferência Estadual das Cidades com o tema “Cidades Democráticas, Inclusivas e Sustentáveis” para discutir diretrizes voltadas ao desenvolvimento das cidades, voltadas para as políticas públicas em habitação, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana, e regularização fundiária. O evento será realizado pelo Conselho Estadual das Cidades do Pará (CONCIDADES/PA), órgão deliberativo vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). 

A secretária executiva do Concidades/PA, Janete Batista, destaca que “As conferências municipais, além de serem uma etapa preparatória para a conferência estadual, são um instrumento que ajuda no planejamento e desenvolvimento do município, auxiliando assim o gestor na captação de recursos. É o momento em que o munícipe projeta a cidade que deseja no futuro”.

No último dia 18 de outubro, em Ulianópolis, na Região de Integração do Rio Capim, o conselho participou da IV Conferência Municipal da Cidade, que reuniu representantes do poder público municipal, estadual, movimentos sociais e sociedade civil organizada. O evento elegeu cinco delegados que irão apresentar as propostas a serem debatidas no evento na 7ª Conferência Estadual das Cidades do Estado do Pará do ano que vem.

Bruno Aarão, emissário do Concidades no evento destaca que ao realizar a conferência municipal, Ulianópolis “reflete o pensamento do Governo do Estado do Pará em promover uma gestão alinhada com os desejos da população.

Já nos dias 19 e 20 de outubro, em Acará, nordeste paraense, foi realizada a III Conferência Municipal que reuniu membros do conselho e representantes de vários órgãos com o tema: ‘Sociedade Democrática, um caminho para o desenvolvimento inclusivo e sustentável’ e ‘Habitação e regulamentação fundiária'. O encontro possibilitou rodadas de conversas, debates em grupos com a participação de técnicos da Companhia de Habitação (COHAB) e do diretor do programa "Sua Casa'.

O Concidades tem por finalidade, fiscalizar, assessorar, estudar e propor diretrizes para o Desenvolvimento Urbano e Regional com participação social e integração das políticas Fundiária e de Habitação, Saneamento Básico-Ambiental, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

 

Veja Também