Representantes da Diretoria de Política Setorial (DISET) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) participaram da terceira reunião do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Plano Diretor Municipal de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará.  No encontro foram apresentados o Comitê Técnico e o calendário de ações, onde constam os encontros que deverão ser realizados até a criação da minuta de Lei e sua aprovação na Câmara de Vereadores. A Sedop atua em parceria com a Prefeitura municipal na elaboração do Plano.

"É um município novo, uma gestão nova e a realidade aqui se faz ter o plano diretor como norte para o desenvolvimento do município e poder planejar o município de Mojuí para os próximos dez anos. Se faz necessário que a equipe que foi montada tenha um comprometimento com a causa, para que o plano de fato saia do papel", destaca Alexandre Alencar, técnico da Sedop.

O Plano Diretor Municipal é uma é uma lei municipal, sendo um instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

"O município ganha muito em termos de planejamento para as futuras ações do prefeito nas políticas públicas do município, porque vai trabalhar todos os setores e o ordenamento territorial urbano, que é o mais importante, saber os limites do município, a expansão territorial e tudo o que o município precisa para se desenvolver", explica a técnica Antônia Ribeiro, da Sedop.

O prefeito Marco Antônio falou da importância da criação do Plano. "A gente tá dando início ao Plano Diretor de Mojuí dos Campos, onde a Prefeitura ela vai fazer um estudo dos próximos dez anos. Estudo de expansão, estudo das áreas agrícolas, das áreas urbanas, de tudo que a gente pode precisar e vai necessitar para fazer durante os próximos dez anos".