04/07/2019 20h30 - Por Bárbara Brilhante (SEDOP) | Disponível em Agência Pará

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) foi uma das convidadas a participar da Reunião de Gestão do Governo do Estado com Municípios, realizada durante todo esta quinta-feira (04), no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém.

O evento reuniu prefeitos dos 144 municípios, que foram ao local para alinhar sobre convênios, programas e ações que devem impactar diretamente na rotina das cidades. O objetivo foi o de trocar informações e aproximar as prefeituras das diretrizes e políticas públicas destinadas à capital e ao interior do estado.

“Esperamos que esta iniciativa seja realizada outras vezes no decorrer do ano. Aqui, nós conseguimos resolver várias situações, sem precisar nos dirigir até às secretarias. Nós estamos sempre demandando para órgãos diferentes e, por isso, precisamos estar nos deslocando até as sedes. Mas, hoje, com os gestores e equipes técnicas concentradas em um mesmo local, conseguimos resolver com facilidade e agilidade nossas pendências”, comemorou o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli.

O encontro iniciou às 8 horas, com a apresentação da palestra “Desafios da Educação no Estado do Pará”, desenvolvida pela Secretaria de Educação (Seduc), na qual foram divulgados os resultados dos Encontros Regionais de Educação, realizados no decorrer dos últimos seis meses.

Em seguida, o governador do estado Helder Barbalho falou sobre os índices da educação no Pará e as propostas de melhorias previstas para esta área. “Temos um planejamento para as escolas estaduais. É por isso que convidamos todos os prefeitos para esse compromisso em favor da educação, da melhoria da qualidade de nossas escolas, da valorização profissional”, disse.

Pela parte da tarde, a programação envolveu o diálogo entre prefeitos e gestores estaduais, com a apresentação de planejamentos e ações executadas nos municípios. Na mesa de debates, estiveram presentes representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan), de Transporte (Setran), Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), além dos secretários executivo, Ruy Cabral, e adjunto, Valdir Acatauassu, da Sedop.

“A vontade é de estar perto, de sentir o problema. E faremos isso. Temos o dever de receber os municípios e ouvir as necessidades de cada um deles”, disse o secretário Ruy Cabral durante a apresentação.

Após as apresentações, a palavra foi repassada aos prefeitos, que puderam tirar dúvidas e dar prosseguimento a serviços diretamente com os secretários envolvidos.

Atendimento – Durante todo o dia, equipes técnicas das secretarias envolvidas disponibilizaram atendimento, distribuídos dentro das salas de aula, aos gestores que tinham demandas, pendências ou dúvidas com relação a serviços.

Nos locais, prefeitos e gestores dos municípios poderiam consultar os sistemas das secretarias para acessar o andamento de processos, entregar documentações oficiais ou dar entrada em pedidos, sem precisar ir até às sedes dos órgãos.