Na manhã desta quarta-feira (09), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas – SEDOP, realizou uma programação especial para os servidores sobre a conscientização da campanha Outubro Rosa. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Pará (SESPA), a enfermeira Michelle Monteiro palestrou sobre o câncer de mama, a importância da campanha, além de prevenção e sintomas.

A abertura do evento contou com a participação do secretário executivo da Sedop, Ruy Cabral, e seus adjuntos, Valdir Acatauassu e Arnaldo Dopazo. Na ocasião, os secretários ressaltaram a importância da ação e falaram sobre a importância de estar em dia com os exames.

O Outubro Rosa é uma campanha anual, realizada mundialmente, que tem a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa, também, disseminar dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

“A Sespa, em 2019, adotou o Autoconhecimento como tema, que fala sobre a mulher cuidar do seu aspecto físico e mental, tendo em vista que 51% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) são mulheres”, disse Michelle Monteiro.

Serviço: Para ter acesso aos exames que diagnosticam o câncer de mama, como ultrassonografia, mamografia entre outros, a paciente precisa buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Lá, serão solicitados os exames necessários. Os exames e consultas também podem ser realizadas na Unidade de Referência Especializada Infantil e Adolescente (Uremia), localizada na Av. José Malcher, de esquina com Av. Alcindo Cacela, no horário das 7h às 17h.

Veja Também