O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), deve concluir, até final deste ano, as obras do Sistema de Abastecimento de Água da Praia do Atalaia, localizada no município de Salinas, na região nordeste do Pará.

Através de 2.835 metros de ramais de ligação, o sistema vai conectar as 78 barracas que, hoje, existem na orla a uma Estação de Tratamento. "Vamos fornecer água tratada aos moradores, o que não estava sendo feito até o momento. Já começamos a instalar hidrômetros às barracas e queremos entregar a obra finalizada", explicou o secretário adjunto de Gestão e Obras da Sedop, Arnaldo Dopazo.

As obras iniciaram em julho de 2018. Ao todo, serão investidos R$ 7 milhões no serviço, através do convênio com a Caixa Econômica Federal. "Já estamos com mais de 70% da obra concluída. Este é um projeto muito solicitado pela população", ressaltou.

O morador e comerciante da área, Edgar Costa, é um dos que acreditam que o sistema vai trazer melhorias ao local. "Eu moro aqui há 42 anos. É da praia que tiro o sustento da minha família, com os visitantes que vêm à cidade. Hoje, dependemos dos poços artesianos apenas. Com o novo sistema, vamos também poder oferecer um atendimento de mais qualidade aos turistas", disse.

Saneamento - Além do abastecimento de água, as obras contemplam a construção do Sistema de Esgotamento Sanitário, que deve instalar uma rede de coleta e tratamento do esgoto. O serviço vai contar com, aproximadamente, 3 mil metros de linhas de recalque para o transporte destas substâncias à estação. "As obras deste sistema já começaram. Estamos no processo de aquisição da licença ambiental para seguir com os trabalhos. Assim que a licença for liberada, o sistema deverá ser entregue em até sete meses", concluiu Arnaldo.

 

Veja Também