As obras na orla da Vila de Marudazinho, localizada no município de Marapanim, no nordeste do estado, iniciam na próxima semana. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (02), durante reunião realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), com os moradores da vila.

“Esta é uma obra muito esperada pela comunidade, porque há dois anos a orla vem sofrendo com um processo acelerado de erosão, intensificado pelo período de chuvas. A ideia é dar à comunidade um espaço seguro para moradia e atividade comercial”, explicou o secretário adjunto de Gestão de Obras da Sedop, Arnaldo Dopazo.

A reunião contou, também, com a presença dos vereadores José Felipe de Moraes (Zeca) e Domingos Oeiras (Domingão), e da deputada estadual Paula Gomes.

Vistoria - Durante toda a manhã, técnicos da Sedop estiveram no município para um levantamento sobre a real situação do espaço. “A erosão corroeu, em média, 60 metros da margem do rio. Por isso, para evitar que este processo avance, vamos acelerar o início das obras”, complementou Arnaldo.

Os serviços iniciarão na próxima terça-feira (08), a partir do Barracão de São Pedro. O muro de contenção terá, ao todo, 236 metros de extensão, que serão construídos com serviços de drenagem e urbanização.

“Além do muro, vamos reaterrar e construir um sistema de drenagem, que vai evitar que o impacto da água pluvial escave a base de sustentação do muro de contenção e provoque novas erosões. Também será feita a revitalização de parte da orla, que foi destruída pela erosão”, concluiu o secretário.

Otimismo - A Vila é um logradouro situado no bairro Centro da cidade, que tem o extrativismo do açaí como principal atividade comercial. Nos últimos anos, os moradores viram parte da orla ser destruída pela força das águas do Rio Marapanim.

A comerciante Maria Oneide Teixeira, de 54 anos, que esteve presente na reunião, é moradora da área há 25 e percebeu a diferença na movimentação da cidade, nas férias escolares, após os problemas na orla. “A gente costumava vender bastante e receber muita gente nestes períodos. Mas, com a orla quebrada percebemos uma diminuição. Por isso, a revitalização desse espaço vai ser um presente pra comunidade”, disse.

Retomada – A obra na orla da Vila de Marudazinho é mais um dos projetos que vêm sendo retomados pelo Governo do Estado, através da Sedop, após seguirem parados.

Na última sexta-feira (27), o governador Helder Barbalho assinou, no Palácio do Governo, em Belém, a ordem de serviço para a construção do muro. O valor investido será de mais de R$ 1,5 milhão e o prazo previsto de conclusão das obras é fevereiro de 2020.