A nova pintura da capela, localizada abaixo da imagem de São Benedito, no mirante que homenageia o santo protetor do município, vai relembrar a história da cidade e dos primeiros moradores de Bragança, na região nordeste do Estado. 

A pintura foi idealizada pelo artesão Valdeci dos Santos, vencedor do concurso "São Benedito de Arte Popular", realizado pelo Governo do Estado em julho deste ano, e aprovada, nesta sexta-feira (01), pelos padres da Irmandade de São Benedito de Bragança, durante visita técnica às obras do local.

Na ocasião, estiveram presentes os secretários executivo e adjunto de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral e Arnaldo Dopazo, e o fiscal de obras da secretaria, Edilson Santos.

"Vamos retratar a revoada dos Guarás, as histórias dos índios, dos caboclos e pescadores da Vila de Camutá, onde o mirante está situado, e incluir São Benedito no meio, para mostrar essa proximidade Dele com a natureza. Quando a população vier aqui, vai encontrar um novo ambiente", explicou Valdeci.

As obras no mirante foram iniciadas há dois meses, através da cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e a Secretaria de Cultura (Secult), e devem ser concluídas até o dia 7 de dezembro.

"Já existia neste espaço uma pequena capela, porém, com uma estrutura não muito definida, tanto que ninguém entrava para conhecer. O objetivo é tornar este ambiente agradável para momentos de reflexão e orações", complementou Dom Jesus Berdonces, bispo de Bragança.

A parte externa do mirante também receberá novas cores, seguindo o modelo da Paróquia de São Benedito, no bairro Centro do município, para onde a imagem de 16,5 metros do Santo ficará direcionada. Além de iluminação, novas lixeiras, quiosques e escadarias revitalizados.

A assistente administrativa Luciane Silva, moradora de Bragança e devota de São Benedito, acredita que o novo mirante vai trazer mais turistas à cidade. "Ficamos felizes em ver que este espaço está recebendo os cuidados que merece. Tenho certeza que, além de fiéis, deve atrair muitos turistas para Bragança", disse.

Os investimentos para a construção da nova imagem foram viabilizados pelo Governo do Estado. "Além da construção da imagem, o governador Hélder Barbalho, sensibilizado com a importância do espaço para a cidade, também autorizou a reforma do mirante. Após a conclusão dos serviços, a Sedop repassará a obra finalizada para a Secult. Estamos muito felizes com o trabalho que está sendo feito e de poder trazer melhorias para um espaço tão importante à população de Bragança como este", explicou o secretário executivo da Sedop, Ruy Cabral.

Veja Também