Texto: Matheus Rocha (Sedop) / Fotos: Bruno Cecim (Ag.Pará)

Gratidão. Essa é palavra que melhor descreve o sentimento de moradores do município de São Francisco do Pará, região nordeste do Pará. O governador Helder Barbalho visitou a cidade nesta sexta-feira (26) para entregar à população três quilômetros de vias totalmente pavimentadas por meio do programa Asfalto Por Todo o Pará. 

Diretora da Escola Maria da Conceição Gomes de Souza, Elisângela Chaves recordou a lamentável rotina dos estudantes. "A frente da escola era só lama'', disse ela, acrescentando que "quando chovia ficavam poças de lama e os alunos, quando chegavam, desciam do ônibus e sujavam os pés. Era um sacrifício".

A realidade mudou com as ruas no entorno da escola pavimentadas. "A gente quer agradecer ao governador por ter realizado o nosso sonho. As aulas da escola estão paradas por conta da pandemia, mas nós mandamos fotos para os alunos mostrando como está ficando o entorno da escola. Eles estão encantados. Somos agradecidos porque aqui tivemos o apoio total do governo." , afirmou a diretora Elisângela Chaves, cuja escola fica no bairro Almir Gabriel, um dos beneficiados pelo Asfalto Por Todo o Pará.

Morador de São Francisco do Pará, Cláudio Damasceno ressaltou a importância da obra de pavimentação. "Vi as dificuldades de moradores e agora vejo o quanto mudou a qualidade de vida. A gente ficou muito feliz.", destacou Cláudio que há mais de 40 anos vive na cidade.

Para o governador, uma paisagem urbana bem cuidada melhora a autoestima dos munícipes. "O programa já está presente em mais de 50 municípios neste momento. Agora começamos a inaugurar estas obras, como aqui em São Francisco do Pará. Além de cuidar do asfalto, estas obras são fundamentais para a autoestima dos municípios e das pessoas".

Prefeito do município de São Francisco do Pará, o Professor Marcos destacou a qualidade do serviço. "A gente agradece imensamente pelo asfalto, uma vez que foram atendidos bairros que precisavam muito. O asfalto aplicado é de qualidade. As ruas ficaram bonitas, estruturadas e com a trafegabilidade garantida. Foi um trabalho essencial, feito de maneira muito responsável", afirmou o gestor municipal.

Para Ruy Cabral, titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o Asfalto Por Todo o Pará é um programa que vai ao encontro das necessidades dos municípios, tirando a população da lama e da poeira, melhorando a infraestrutura dos bairros que mais necessitam. 

Abastecimento de água

Ainda em São Francisco do Pará, o governador Helder Barbalho assinou a Ordem de Serviço para dar início às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água do município. Um investimento de mais de R$ 2 milhões, que beneficiará cerca de 10 mil pessoas com 600 novas ligações domiciliares.

"Nós temos a compreensão de que água é fundamental, água é saúde, por isso, nós assinamos a Ordem de Serviço para o abastecimento de água. O investimento permitirá que haja um novo sistema de água trazendo qualidade e dignidade para a população.", afirmou Helder Barbalho.

De acordo com o prefeito, o novo sistema, quando concluído, vai beneficiar mais de 50% dos moradores de São Francisco do Pará. "Água é essencial à saúde pública. A população recebeu com muita alegria a assinatura desta ordem de serviço."

Secretário titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Ruy Cabral informou que as obras de ampliação do sistema vão começar imediatamente e devem ser entregues nos próximos 12 meses. 

Veja Também