Texto: Matheus Rocha (Sedop) / Fotos: Pedro Guerreiro (Ag. Pará)

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), entregará, neste sábado (25), mais um pavimento do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém. O espaço de quase 1,8 mil metros quadrados será utilizado para implantação de 50 novos leitos de enfermaria, que darão suporte no combate ao novo Coronavírus.

Com 28 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), o maior hospital público do Pará, foi entregue à população paraense no dia 19 de setembro de 2019. No dia 27 do mesmo mês, uma empresa contratada pela Sedop iniciou as obras de conclusão dos pavimentos 8º e 9º, com um investimento de quase R$ 21 milhões.

De acordo com o titular da Sedop, Ruy Cabral, por conta da necessidade de implantação de novos leitos para atender pacientes de Covid-19, as obras no local foram intensificadas, e a entrega do 9º andar foi antecipada para o próximo sábado. “Estamos antecipando a finalização das obras. O 9º andar estava previsto para ser entregue em julho, mas nós aceleramos o processo para ceder espaço para a instalação de leitos”, afirmou.

Obras continuam - Ainda segundo o secretário, as obras vão continuar, e a expectativa é que o 8º andar seja entregue até o final de maio. Com a conclusão dos dois andares, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) terá à disposição uma área para a instalação de 100 novos leitos.

A Sedop também concluirá, até o final desta semana, as obras de ampliação do Hospital Regional de Castanhal, com a entrega de mais 60 leitos. Também serão entregues 20 novos leitos no Distrito de Castelo dos Sonhos, no município de Altamira. “Até o final desta semana vamos entregar 130 novos leitos à Sespa”, ressaltou Ruy Cabral.