Texto: Ronan Frias (Secom)

As obras do Hospital Regional de Castanhal foram vistoriadas neste sábado (16), pelo governador do Estado, Helder Barbalho. Ele acompanhou o andamento dos trabalhos de conclusão da unidade, que atenderá o nordeste do Pará e anunciou a entrega dos espaços que vão receber 120 leitos em duas semanas. As obras na unidade de saúde foram iniciadas ainda em 2014.

"É importante que consigamos ampliar a rede estadual de atendimento na região entorno da Cidade Modelo. Estamos na fase final para que, em duas semanas, possamos fazer a entrega de 120 leitos e, logo em seguida, mais 40 leitos, totalizando 160 leitos, entre clínicos e de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo)” - governador Helder Barbalho.

Segundo o governador, as medidas vão reforçar a estrutura para o combate ao coronavírus, “mas também toda a estrutura para outras enfermidades”. “Com os investimentos do governo do Estado vai ser possível tirar do papel e garantir que a oferta em saúde possa ser ampliada para a nossa gente", afirmou Helder.

A expectativa é que os trabalhos no primeiro andar do hospital, onde serão instalados 40 leitos de UTI, sejam concluídos até o final de junho, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

Durante a vistoria neste sábado, o chefe do poder executivo paraense também entregou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Helder explicou a importância do investimento para o deslocamento de pacientes.

"Essa ambulância UTI é fundamental para que haja de forma estruturada o deslocamento dos pacientes, sejam eles de Castanhal ou de todo entorno. Isso vai garantir, inclusive, que os pacientes que necessitem de ventilador e respirador possam estar entubados com todo cuidado necessário para o traslado para os hospitais. Estamos garantindo saúde, segurança e qualidade de atendimento para toda a população", pontuou o governador do Estado.

Policlínica Itinerante

Helder Barbalho anunciou que a cidade de Castanhal será a segunda a receber os serviços da Policlínica Itinerante que, neste sábado, atendeu a população de Santo Antônio do Tauá.

A Policlínica instalada em unidades móveis conta com consultórios, um tomógrafo para realização de exames e uma equipe formada por 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e de administração.

Após avaliação médica, se necessário, são liberados os medicamentos recomendados para pacientes com Covid-19. A estratégia de assistência é a mesma da Policlínica Metropolitana, em Belém.

Serviço: A Policlínica Itinerante funcionará a partir da próxima segunda-feira (18), de 8h30 às 17h30, em frente ao Centro de Atendimento Especializado (CAE), na Avenida Major Wilson, ao lado do Hospital Municipal.