Texto: Carol Menezes (Secom) / Fotos: Bruno Cecim, Alex Ribeiro e Marcelo Seabra (Ag.Pará)

Em dez meses de execução, o programa do governo do Estado “Asfalto por Todo o Pará” chega ao centésimo município (dos 144 do território paraense) e já está oficialmente presente nas 12 regiões de Integração. Com previsão de conclusão para o fim do primeiro semestre de 2021, as obras devem resultar em 505 quilômetros de asfalto, terraplenagem, meio-fio e calçada, aumentando a qualidade de vida da população. Segundo Ruy Cabral, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), o conjunto de ações vai ganhar uma segunda edição, a ser iniciada ainda em 2021. 

O motorista Kalicleiton da Trindade Sampaio, morador de Jacundá, município do sudeste paraense. Ele diz que na casa onde reside há 20 anos nunca chegou asfalto à porta - cenário que está prestes a mudar. "É uma alegria muito grande ver nosso lugar se desenvolvendo. Só de não ter mais toda aquela poeira, lama, a gente vê o pessoal sentar na porta de suas casas sem ter que sentir o mau cheiro que tinha. Mudou tudo, e para melhor, e vai melhorar mais ainda. Moro aqui há todo esse tempo e sonhava com isso. Graças a Deus veio esse programa e realizou esse sonho", afirma o morador.

Há 13 anos, Maria de Jesus da Silva mora no município de Nova Ipixuna, também no sudeste do Pará. "Antes a rua era só barro e lama. Hoje está nivelada, asfaltada, iluminada. A população se sente mais segura, está melhor para todo mundo", conta Maria de Jesus, acrescentando que "antes era muito alagado. Nunca sonhei que fosse ficar essa maravilha que está hoje. A minha casa está na frente de uma avenida, e estamos muito felizes. É um sonho que se tornou realidade. Antes as casas eram alagadas, e hoje não alagam mais”.

Trabalho sem interrupção - O programa de urbanização já abriu 97 frentes de trabalho, algumas se preparando para iniciar as etapas da pavimentação. Mesmo no pico da pandemia de Covid-19, as obras nunca pararam. Municípios da Região do Lago de Tucuruí, como Jacundá e Nova Ipixuna, foram os primeiros contemplados. Executado pela Sedop a partir do convênio entre Governo do Estado e Banco do Brasil, o “Asfalto por Todo o Pará” representa um investimento de R$ 718 milhões.

O secretário Ruy Cabral reafirma que o planejamento está com o cronograma avançado. "Mesmo com o governador (Helder Barbalho) tendo ampliado a extensão das áreas asfaltadas, especialmente na Região Metropolitana de Belém, que teria 60 quilômetros e acabou ficando com mais 40 quilômetros, tudo segue de acordo com o que foi planejado, reafirmando o compromisso de governo", ressalta o titular da Sedop, explicando ainda que municípios que não chegaram a ser atendidos pelo programa de pavimentação, como os localizados na área de influência da Rodovia Transamazônica (BR-230), estão sendo beneficiados por outros programas de governo.

Veja Também