Mais de 120 conselheiros de entidades da sociedade civil e do poder público do Estado estarão em Belém, na próxima terça-feira (20), para os três dias de debates referentes à 15ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades (Concidades/PA).

Este é o segundo encontro realizado, este ano, pelo conselho, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). O objetivo é ter a participação e o acompanhamento da sociedade na execução dos planos de governo, realizados pelo Estado durante o ano, além de apresentar propostas de melhorias à administração.

De acordo com o secretário executivo do Concidades, João Victor Castro, o conselho garante a representação da sociedade civil nas tomadas de decisão do governo, com relação às políticas de desenvolvimento para o estado. “A partir do momento em que ela está envolvida, poderá fiscalizar mais de perto e acompanhar o que está sendo feito, até o momento”, explicou.

O colegiado é formado por representantes do Governo do Estado e da sociedade civil, e está dividido em quatro Câmaras Técnicas, as quais lidam diretamente com os temas: Habitação, Planejamento e Gestão Territorial, Transporte e Mobilidade Urbana, e Saneamento e Resíduos Sólidos.

“Queremos reiterar a importância da participação, nos três dias de evento, dos representantes de cada uma das câmaras. É importante ter a participação de todos, visto que é neste momento que a sociedade poderá contribuir, além de acompanhar a execução das políticas públicas do estado”, reforçou o secretário executivo da Sedop e presidente do Concidades, Ruy Cabral.

O Conselho das Cidades foi criado pela Lei nº 7.087, de 16 de janeiro de 2008, a qual legisla sobre a vinculação do órgão ao Conselho Nacional de Cidades, em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. Deste então, os representantes se reúnem, em média, três vezes ao ano, com o apoio da Sedop.

A abertura da 15ª Reunião Ordinária será realizada, às 8h, no auditório da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), no bairro do Marco. A programação segue até às 18h do dia 22.

Acesse a programação aqui.

Foto: arquivo | 14ª Reunião Ordinária do Concidades